Uab

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Como tem sido a minha experiência no doutoramento EDeL?



A minha experiência enquanto estudante deste doutoramento é, temporalmente falando, curta. Muito embora o curso tenha tido início em dezembro, com um módulo de ambientação, o começo curricular deu-se em janeiro, pelo que esta aventura tem pouco mais do que 3 semanas. Ora, posto isto, a grande questão é: como é que têm sido estas 3 semanas?

Essencialmente têm sido semanas de adaptação ao ritmo de trabalho, em que tenho procurado definir horários que me permitam flexivelmente dar resposta a todas as tarefas que tenho. Esta foi a minha prioridade, pois sem encontrar um horário que possa cumprir, haveriam tarefas que correriam o risco de ficar comprometidas. Tendo encontrado esse espaço na minha agenda, comecei a dedicar-me às unidades curriculares, procurando identificar os seus objetivos no sentido de definir um caminho que me permita atingir as metas propostas para cada uma delas. Neste contexto surge a unidade curricular de Ambientes e Pedagogias Emergentes, na qual se inscreve o presente diário de bordo!

Por mares nunca antes navegados [1], começa a minha travessia! (Bem... substituamos o nunca por mais ou menos!)

Esta jornada tem-me conduzido a novas paragens, que se traduzirão, certamente, em novas aprendizagens.

O aportar num novo paradigma educativo conduz, necessariamente, a uma desconstrução essencial à transformação e absorção de novas perceções. Numa fase de exploração, encontram-se autores, artigos, colocam-se questões... lança-se a âncora para uma aprendizagem significativa que permita uma aprendizagem transformativa...
 

Boa jornada a todos os companheiros embarcados!


[1] Camões, L. (1572) Lusíadas, Canto I - Parte I. Em jornal da poesia: http://www.jornaldepoesia.jor.br/camoes1.html

8 comentários:

  1. Oi Marta! Parabéns pelo espaço! Assim como você, também estou me sentindo navegando "por mares nunca antes navegados", afinal, além de ser uma novidade para mim em diversos aspectos, Heráclito de Éfeso já dizia que não se pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, ou seja, por mais que tenhamos os mesmos conteúdos, professores, etc. a nossa jornada é única. ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Pedro!Opá, os Gregos... como é que há tantos milhares de anos, já percebiam tanto da humanidade! Concordo com Heráclito :) e contigo! As várias jornadas da nossa vida, mesmo que por vezes no mesmo mar, são sempre diferentes! É um privilégio ao qual nem sempre damos o devido valor!

    Boa caminhada para ti, espero que o oceano que nos separa fisicamente, nos una globalmente (enquanto alunos da Uab e desta especialidade)num crescimento partilhado! Até já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente estaremos unidos nessa viagem, Marta! E um dia atravessarei o oceano para nos encontrarmos pessoalmente... Seu astral é incrível! [ ]'s

      Eliminar
  3. Continuação de boas viagens, são os meus votos desde Lisboa. E assim se ligam 3 continentes por um curso!

    /a. rebelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pois é António! Temos 3 continentes ligados pela água e língua, ambas vitais à nossa sobrevivência!
      Lisboa, está no meu coração, pois foi aí que nasci e cresci. Quanto estou em Portugal, Lisboa é a minha casa! Uma cidade maravilhosa! Abraço apertado a essa "varina que teima em passar"!

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Olá Marta,

    parabéns pelo teu blogue, energético :)

    Interessante a forma como nós, de certa forma, nos apresentamos através da forma, da cor e da energia que transmitimos, mesmo que seja via blogue.

    Também por aqui te desejo muito sucesso e obrigado por partilhares esta caminhada...

    Cumprimentos,
    Ricardo

    ResponderEliminar