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domingo, 20 de março de 2016

Fórum | Desafios aos professores - Reflexão



Como sabemos, as TDIC (tecnologias digitais de informação e comunicação) facilitam o acesso ao conhecimento, numa era que se assume de partilha e de colaboração por meio da criação de comunidades de aprendizagem mas trazem consigo a necessidade de adaptar estratégias, aceder a novos recursos, desenvolver novas formas de interação associadas ao continuo desafio de promover/desenvolver o questionamento, o pensamento crítico, o sentido de autonomia e o diálogo (Morgado, 2001).
Assim, novas competências são exigidas aos docentes, conduzindo-nos a um contínuo desenvolvimento profissional cada vez mais consciente da necessidade de nos adaptarmos a novas realidades e desafiando-nos à adoção de novos modelos pedagógicos (cf. Mason, 1998) associados a novas formas de compreensão, intervenção e extensão espácio-temporal da sala-de-aula. Atendendo a que no contexto do ensino a distância os atos de ensinar e aprender tendencialmente se distanciam e interagem com um novo elemento que é a tecnologia (Morgado, 2003), torna-se fundamental (re)pensar os modelos pedagógicos clássicos atribuindo-lhe um novo campo didático centrado na relação entre aluno/formando e conteúdo (idem).
Verifica-se, portanto, que as áreas do conhecimento profissional expandem-se como organismo vivo em constante evolução e o docente assume-se cada vez mais como ser polivalente que deverá ser capaz e mobilizar várias aptidões: pedagógicas, pessoais/sociais/afetivas, comunicacionais/informacionais e digitais no ato de ensinar (cf. Bergan & Collins, 2000 citado em Kidd & Kengwe, 2010). 

“Ensinar no ciberespaço exige mudança de práticas, de métodos e de estratégias. Mais do que uma grande familiaridade com a tecnologia, ensinar online requer competências que envolvam os estudantes no desenvolvimento dos seus próprios processos de aprendizagem.” (Pereira, Quintas-Mendes, Mota, Morgado, & Aires, 2004, p. 201).


Inserida numa perspetiva construtivista esta transformação, que induz à mudança de paradigma, assenta numa intervenção ativa do aluno advinda da deslocação da centralidade do processo de ensino e de aprendizagem do professor para o aluno, inserindo-a em contextos específicos e diferentes estre si (Monteiro, 2012) contribuindo, desta forma, para uma aprendizagem simultaneamente significativa e transformadora, propícia, segundo Mezirow (1997) à validação da aprendizagem e ao desenvolvimento de autonomia essenciais ao pensamento crítico e reflexivo, ao mesmo tempo que deverá (assim se deseja) que desenvolva uma aprendizagem profunda (cf. Johnson, Becker, Estrada, & Freeman, 2014, p. 24) geradora de competências necessárias ao mundo real.

“os novos media tornam possíveis e requerem novos contextos sociais e culturais de aprendizagem; perdendo alguma da sua centralidade, a escola não pode já ser vista como o único local em que se aprende. Mas isso não significa que o seu papel [o do professor] no futuro seja menor; pelo contrário, acreditamos que ele será cada vez mais essencial”  (Amante, Quintas-Mendes, Morgado, & Pereira, 2008, p. 102).


Os vídeos da professora Adelina Moura (cf. RTP2 2012, TedxTalks 2014) estabelecem uma clara relação entre o que é a realidade e os desafios que esta lança à escola, mais concretamente ao ato de ensinar (cf. Prensky, 2010, 2013, 2014) (e aos significados teóricos da aprendizagem) bem como as implicações que esta ação concreta tem nos domínios das competências, desenvolvimento e conhecimento profissional acima referidos. Fica clara a necessidade de ir ao encontro de novas formas de comunicar e olhar o mundo sob novas perspetivas. Essa travessia é vital ao sucesso do processo de ensino e de aprendizagem no século XXI.
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Amante, L., Quintas-Mendes, A., Morgado, L., & Pereira, A. (2008). Contextos de Aprendizagem educação online. Revista portuguesa de pedagogia - Ano 42-3, pp. 99-119. Obtido em 22 de janeiro de 2016, de http://iduc.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/1252/700


CEMPVídeos. (2010). Marc Prensky - What is the role of the teacher in todays world? Obtido em 7 de março de 2016, de https://www.youtube.com/watch?v=4MpzcjhY_wI&index=1&list=PLrIPg5eMulh58V1O8aGEXDr9RGV8nXVhc


Grupo Banco Mundial. (2016). Dividendos Digitais - Visaão Geral. Relatório sobre o desenvolvimento mundial de 2016, The World Bank. Obtido em 9 de março de 2016, de http://www.worldbank.org/en/publication/wdr2016


Johnson, L., Becker, S. A., Estrada, V., & Freeman, A. (2014). NMC Horizon Report - Edição Educação Básica 2014. Austin, Texas, Estados Unidos da América: The New Media Consortium.


Learning TechUK. (2014). Learning Technologies Exhibition and Conference 2014. Marc Prensky: Future-cation: learning with today's powerful technology. Obtido em 6 de março de 2016, de https://www.youtube.com/watch?v=F_avuj3SpTg


Lunch Box School. (2013). Marck Prensky - Digital Natives. Obtido em 7 de março de 2016, de Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=jRR76Mz9NII


Mason, R. (1998). Models of online Courses. Obtido em 4 de março de 2016, de https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0ahUKEwjcv83worPLAhUBExQKHXf9ADYQFggtMAE&url=http%3A%2F%2Fwww.networkedlearningconference.org.uk%2Fpast%2Fnlc1998%2FProceedings%2FMason_1.72-1.80.pdf&usg=AFQjCNGoA9Xa4Wo_1mOsUWQogbONqVs8U


Mezirow, J. (janeiro de 1997). Transformative Learning Theory to Practice. New Directions for adult and continuing educations, 74, pp. 5-13. Obtido em 5 de março de 2016, de http://www.readcube.com/articles/10.1002%2Face.7401?r3_referer=wol&tracking_action=preview_click&show_checkout=1&purchase_referrer=onlinelibrary.wiley.com&purchase_site_license=LICENSE_DENIED


Monteiro, A. (2012). O processo de bolonha e o trabalho pedagógico em plataformas digitais: possíveis implicações. Em A. Monteiro, J. A. Moreira, & A. C. Almeida, Educação online - Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais (2ª ed., pp. 15-26). Santo Tirso: DE FACTO editores.


Morgado, L. (2001). O papel do professor em contextos online. Discursos, III Série, nº especial, pp. 125-138. Obtido em 3 de março de 2016, de https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwjZhZfwi7PLAhWCOhoKHe29CAkQFggdMAA&url=http%3A%2F%2Fwww.univ-ab.pt%2F~lmorgado%2FDocumentos%2Ftutoria.pdf&usg=AFQjCNGsWXZZBYzDpQDIFkIeJgQSEwvl8Q&sig2=nrlHbvIih6WYCc22fBtpSQ


Morgado, L. (dezembro de 2003). Os novos desafios do tutor a distância: o regresso ao paradigma da sala de aula. Discursos, Série: Perspetivas em Educação, pp. 77-89. Obtido em 3 de março de 2016, de https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwjjqNLImrPLAhVIuRQKHeVVDCsQFggdMAA&url=http%3A%2F%2Frepositorioaberto.uab.pt%2Fhandle%2F10400.2%2F150&usg=AFQjCNGF7EmnOb6ZXgYDxavCxipENUxg6w&sig2=iwpIhkJ7tTn37abhkhyIrg


Moura, A. (7 de agosto de 2014). Mobile learning. Obtido em 8 de março de 2016, de https://www.youtube.com/watch?v=VSqhvgwEfsc


Pereira, A., Quintas-Mendes, A., Mota, J. C., Morgado, L., & Aires, L. (dezembro de 2004). Guia do Professor/Tutor online. Discursos - Série: Perspetivas em Educação, pp. 200-207. Obtido em 4 de março de 2016, de http://hdl.handle.net/10400.2/167


RTP2. (10 de abril de 2012). Nativos digitais- telemóvel: o e-caderno. Obtido em 4 de março de 2016, de https://www.youtube.com/watch?v=XOvlzaqOTjI


TEDx Talks. (11 de novembro de 2014). Mobilizar é agir. Geração Móvel - Adelina Moura. Lisboa. Obtido de https://www.youtube.com/watch?v=s_jbbslCx1g

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